segunda-feira, 29 de junho de 2015

TODOS SERÃO POSTOS À PROVA!




João Gabriel, director de comunicação do Benfica, é uma das figuras ou rostos mais visíveis da estrutura do nosso Benfica e fruto dessa visibilidade acaba por ser uma das personalidades mais discutidas nos círculos afectos ao Glorioso e até fora deles - quem não se recorda das picadas aziadas do Dragões Diário ao nosso Mr. Burns!

Acontece que, neste domingo que passou, ele publicou uma crónica no Jornal Record com o título " Todos serão postos à prova.", que aqui partilho e divulgo!

Mais, entendo que o aviso lançado pelo João Gabriel também se aplica ao mesmo: Também tu serás posto à prova. E a próxima época desportiva simboliza o fiel da balança entre o sucesso ou o insucesso!

Agora, sem mais delongas, segue a crónica de João Gabriel:

"A proliferação de articulistas e comentadores é reflexo do nosso tempo, ruidoso e impreciso. Vem isto a propósito do muito que foi dito e escrito precisamente há um ano. Do desastre previsto e das previsões falhadas. Vem igualmente a propósito do novo exercício que os mesmos hoje fazem sobre o futuro do Benfica e do seu treinador.

Há um ano, havia quem avançasse com os graves problemas que a queda do BES iria trazer ao Benfica. Questionaram a sustentabilidade do projeto e anteciparam incumprimentos em relação a obrigações assumidas pela SAD. Depois, foi a PT e a ameaça que pairava sobre os clubes em função da retirada da marca como main sponsor. Pelo meio disto tudo, não faltaram as repetidas referências ao "monstro" do passivo.

Curiosamente, neste tempo, o Benfica conseguiu reduzir passivo, reestruturar dívida, substituir a PT pela Emirates, consolidar a BTV como player no mercado televisivo e, ao mesmo tempo, fazer a época mais conseguida do ponto de vista desportivo da sua história. Mais, o Benfica superou os 200 milhões de faturação, uma marca nunca antes atingida em Portugal. E tudo isto assumindo juros de mercado (e não de favor) pelos seus encargos financeiros, o que neste caso não é um pormenor irrelevante.

Falharam as previsões, mas ninguém, dos que anunciaram o desastre, fez qualquer errata. Repito, sinal dos tempos, ruidosos e imprecisos, que vivemos.

Há um ano, o Benfica tinha feito o inédito triplete, mas dois meses depois sentia-se um ambiente depressivo no ar. A "desconstrução" do plantel alimentava o pessimismo que se tinha instalado entre os sócios e adeptos do clube. Este ano, com mais três títulos no futebol profissional, a história repete-se. Diz a sabedoria popular que não há duas sem três. Para o ano, voltaremos a ganhar e a entrar em depressão. Há coisas piores. 

Quanto à "desconstrução" do plantel, tão apregoada nos media, ela não é mais o que uma opção assumida, sem complexos nem equívocos, que tão bons resultados tem dado. Uma fórmula bem-sucedida nos últimos anos por parte de, pelo menos, dois clubes portugueses e que se traduz na descoberta de novos talentos, na sua valorização e na consequente renovação dos seus plantéis.

É uma realidade transversal a todos os clubes e, mais do que um problema, tem sido assumida como uma oportunidade. A história já nos provou que, quando lutamos contra o assédio de clubes europeus financeiramente mais apetrechados, perdemos sempre, quer do ponto de vista financeiro, quer do ponto de vista desportivo. 

Ultrapassado o BES, a PT, a "desconstrução", segue-se, este ano, a mudança de treinador e a aposta na formação. Dois problemas na perspetiva de muitos, duas oportunidades do ponto de vista do Benfica. 

Agosto ainda vem longe, mas os comentadores já alinharam o discurso apontando para a herança e para o enorme desafio de Rui Vitória. E é, efetivamente, mas, mais do que uma situação conjuntural, o desafio de Rui Vitória é uma inevitabilidade. Chegar ao Benfica é sempre um tremendo desafio, independentemente de como ou quando se chega.

Mas, se quisermos ser sérios e factuais, o desafio não é menor para nenhum dos outros treinadores dos chamados "grandes". Um deles teve ao seu dispor - e a afirmação não é minha, mas do seu presidente - o melhor plantel dos últimos 30 anos e nada ganhou. Há dois anos que o clube não conquista o título mais desejado, o que é um lastro difícil de gerir. Não há nada pior de combater que a desconfiança das bancadas, esse será o seu maior desafio nos próximos meses.

O outro treinador aparece envolto numa espécie de mito sebastianista, desafiando as limitações financeiras e o regime de austeridade em que o clube vivia há vários anos.

Também não é irrelevante o facto de suceder a um treinador que sai em rutura com a administração do clube, mas que é querido pelos seus jogadores. Não é, igualmente, saudável tentar importar de forma maciça know-how, porque isso é sinal de que o novo treinador não reconhece competência aos atuais quadros e, pior, não vê neles capacidade para o acompanharem no desenvolvimento interno do projeto. Afastar pessoas também não é a melhor forma de chegar a uma nova casa. O sebastianismo, como sabemos, não acabou bem! Perdeu-se a independência.

Todos vão ter desafios diferentes, mas todos vão ser postos à prova. Focar apenas em Rui Vitória essa responsabilidade não só é absurdo como totalmente falso.

Finalmente, a formação. Rui Vitória não chega ao Benfica com a obrigação de fazer entrar em campo cinco jovens do Seixal na equipa titular. Vem apenas com a missão de não os bloquear no seu processo de crescimento, de os conhecer, de lhes dar as oportunidades que merecem. Tão simples como isto"

João Gabriel, jornal Record, 28 de Junho de 2015.


10 comentários:

  1. Muitos nao gostam do Joao Gabriel por ser lagarto e nao sei mais que,gostei do que acabei de ler sao tudo verdades o que ele disse pelo que o Benfica faz ou deixa de fazer a communi cacao social nao pode ser mais carrasca para connosco.

    ResponderEliminar
  2. Nunca mais é dia 01 de Setembro a ver a equipa com que contamos. Compras e vendas, a maioria falsas, enervam-me e tiram-me do sério.
    Não gosto nada do defeso. Que nervos. Invenções e mais invenções dos jornais que enervam um Santo.

    ResponderEliminar
  3. Faço das palavras do Ricardo, as minhas!!

    Gostei da postagem... Tenham uma excelente semana

    Saudações Benfiquistas.
    http://aguiadeluz1982.blogspot.pt/ ... Visitem.


    ResponderEliminar
  4. Só uma coisinha. Por mim o Maxi nem parava em Lisboa, ia direto para o Porto! Não consigo perdoar-lhe! Chamem-me anti-benfiquista, o que quiserem. Não desculpo e desejo-lhe um ano desportivo muito mau.Quanto ao Rui Vitória é o meu treinador e, como tal, é O Melhor do Mundo! O outro, o traidor, que andava a negociar nas nossas costas há meses, desejo-lhe igualmente os maiores insucessos desportivos. Merece o clube para onde foi e eles também o merecem! Que se entendam e já agora JJ faz gastar dinheiro com fartura à lagartagem! Para o ano o sobrinho do tio pede-lhes contas e vão todos de frosques!!! É cá um palpite.
    Este ano estou ultra descansada. Sabem porquê? Porque não exijo nada ao treinador Rui Vitória, a não ser trabalho e empenhamento. Se tiver ovos, como o JJ teve, fara um trabalho sério. Se não tiver, não há milagres. Estou calma. Não exijo mais do que aquilo que fôr humanamente possível.
    Carrega Benfica, clube do meu coração.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. " moleculasdeamor
      29 junho, 2015 12:43

      Existirá aí um Álvaro Sobrinho interessado no Benfica com 400 milhões de euros que nos queira dar? Eu vendia o clube e a SAD na hora.. "

      Um idiota que escreve uma barbaridade destas, não pode ser reconhecido como benfiquista !

      Eliminar
    2. Quem escreveu isso???

      Eliminar
    3. Quem escreveu isso???

      Eliminar
  6. Marley não te enerves, que, este ano, a luta irá ser para não descer de divisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem pensar nisso! Cruzes canhoto. Mas não estou nervosa. Acho que vamos estar na luta pelo 35°!
      Carrega Benfica!

      Eliminar

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...