quinta-feira, 24 de maio de 2012

A MINHA TESE ...



A Minha Tese

Nestes últimos dias, OBELOVOARDAAGUIA publicou três textos de minha autoria, escritos no intuito de esclarecer o mais e melhor possível os Benfiquistas sobre a evolução económica e financeira da Nossa SAD e espoletados por aquele cobarde, vergonhoso, demagógico e mentiroso slide show publicado pelos Companheiros do “Por Ti Benfica”.
No final desta “trilogia”, creio que já é oportuno retirar algumas conclusões, mas, antes, sinto-me no dever de expressar a minha gratidão a diversos Companheiros.

O Meu Muito Obrigado,

Em primeiro lugar, ao Enormíssimo Ricardo, o Aguia Livre, Fundador deste fantástico OBELOVOARDAAGUIA, cujo Benfiquismo e Coragem o impeliram a publicar, sem a menor hesitação, estes meus textos, mesmo sem com eles se identificar integralmente e numa altura em que, diz-se, chovem as ameaças aos que ousam defender o Clube sem atacar nem o Presidente, nem os Técnicos, nem, pelo menos, alguns Atletas.
Em segundo lugar, a alguns Companheiros (ainda por cima recentes comentadores d’OBELOVOAR) que, solidários com a maioria dos meus argumentos, tornaram quase desnecessário que eu respondesse aos que me vieram contestar. 
Entre estes Companheiros, vou cometer a indelicadeza de destacar dois: o Enorme Manuel (a quem me apetece tratar só por Manel, tal a convergência de conceitos e critérios) e o Enorme Bicadas, Companheiros que contribuíram de forma decisiva para o debate espoletado pelos textos em causa.
Em terceiro lugar, a todos os outros Companheiros, inclusive os que não conseguiram contribuir com nada mais do que insultos, incluindo os que, mesmo sem tempo para ler os textos (sobretudo o maior deles), não quiseram deixar de “contribuir” para este debate.

Passemos para as conclusões,

Acreditando que a maioria soube interpretar a mensagem, assim mesmo eu não me escuso a afirmar, explicitamente, que não confundo os “Por Ti Benfica” e outros anti Vieira com anti Benfiquistas (não se riam que a conversa é séria). Alias, quem me conhece sabe que eu não respondo a anti Benfiquistas: desses, só gargalho.Enquanto Benfiquista que pretende integrar os principais valores do Glorioso, não posso deixar de valorizar o exercício da critica, a disponibilidade para o debate de ideias e a civilidade, especialmente quando discordo dos argumentos apresentados por Companheiros, situação em que, sempre, tento contra argumentar em termos que possam fazer evoluir o debate.

Evidentemente, não posso aplicar estes princípios quando comento as ideias (?) e argumentos (?) de Companheiros Nossos que se não inibem de mentir, de manipular dados, escamoteando tudo o que lhes não convém, abusando da mais descarada demagogia e, ainda mais grave, abestalhando a imagem do sagrado Sport Lisboa e Benfica. Esses, que assim procedem e no intuito de atacar, ofendendo, o Presidente eleito do Clube e do Grupo, misturam a sua linguagem com a dos mais agressivos anti Benfiquistas, com aqueles que Nos identificam com “O Inimigo”.
Com estes, contra eles e tais processos, todos os Companheiros terão de me perdoar se e quando eu recuso a diplomacia, a hipocrisia, ou mesmo, confesso, a civilidade.

Querem atacar “o orelhas”?

Por mim (e, eu sei, por ele próprio) podem acelerar a fundo que não perco um segundo para contrariar. Podem mentir no que quiserem e, até, com a cobardia de sempre (que é sócio do crac, que festejava derrotas do Glorioso no ladrão, que é intimo do mamão chupista e do Nandinho das faturas, que se tem enchido de “comichões”, que é um tirano, que não tem mão na estrutura, etc., etc., mas desde que nem belisquem o Benfica: quando o fizerem, aqui estarei para impedir que se confundam com anti Benfiquistas e conto com o apoio explicito de todos os que se indignam, como eu, com aqueles métodos.

A situação económica e financeira do Nosso Glorioso,

O Grupo Benfica não transpira solidez financeira, não conseguiu colocar-se ao abrigo das ameaças agravadas pela crise financeira mundial, nem libertar-se de um modelo de negócio que ainda passa pela valorização de Atletas, ou da necessidade de manter um teto salarial que “obriga” a saída de algumas das “Joias da Coroa”, atraídos pela concorrência (desigual, até do ponto de vista da fiscalidade) dos principais clubes das 4 maiores ligas europeias?
Claro que ainda não conseguiu, mas exigi-lo, sobretudo quando se reclamam títulos sem exceção, constitui uma das mais acabadas formas de desonestidade intelectual, mesmo para os que não “esquecem” a amputação de proveitos que resulta do contrato com o mamão e a contra corrente dos apintadores, efeitos esses que nunca deixam de beneficiar os Nossos adversários e … constantemente (não, isso não sucede só quando eles necessitam e nos momentos mais determinantes).
Não vou perder nem um grão da vossa leitura a enumerar o muito que, entretanto e apesar de tudo, foi sendo conseguido, que não estou aqui em campanha eleitoral, mas não aprovo o comportamento dos que mais parecem andar de lupa (enviesada, quase sempre) numa busca infértil daqueles erros mais fáceis de descobrir á segunda-feira e tão difíceis de evitar na sexta-feira anterior.

O Debate Benfiquista,

O que eu aprovo, tentei estimular e vou insistir a tentar aprofundar, é o debate sério, rigoroso e Benfiquista do Nosso futuro coletivo, debate esse que exige a sugestão de alternativas, a defesa coerente de novas medidas e programas de gestão, desportiva e estrutural, ao longo de todas as muitas áreas e modalidades em que o Nosso Clube tem uma intervenção social e desportiva determinante.

Felizmente, posso anunciar a todos os leitores d’OBELOVOAR que o Fundador, o Enorme Aguia Livre, irá divulgar a breve prazo o formato geral  que vos propomos para tornar este debate o mais eficaz e eficiente (produtivo, portanto) possível, tal como posso garantir que, humildemente, não deixarei de nele participar.

Viva  OBELOVOARDAAGUIA!

Viva o Benfica! 
*******************
Escrito por: José Albuquerque

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...