terça-feira, 10 de abril de 2012

BENFICA- UMA ÉPOCA DE FRACASSO.


Hoje estou naqueles dias que não sei o que escrever. Não dormi pois a minha cabeça parecia rebentar. Uma mistura de sentimentos me assaltou, feriu-me as entranhas, dominou o meu pensamento num turbilhão de ideias que nem sei se as devo escrever.

É fácil dizer mal de Luís Filipe Vieira. Que em vários anos de presidência apenas ganhou dois ou três campeonatos - exagerando um pouco - mau grado ter levantado o Benfica das masmorras escuras em que se encontrava quando tomou as rédeas do leme.

Jorge Jesus, infelizmente e ao que me parece, pensa muito, é um professor em táctica, mas naquele cérebro é mais teimoso - para não lhe chamar burro - que uma mula velha, bem como, basta o Benfica jogar um jogo ou dois um pouco melhor e lá vem ele, qual o melhor papagaio, cantar para a janela: Somos os melhores. A jogar assim ninguém nos vence, blá blá blá.

Estando ainda na Taça de Portugal com os Dragoneses já fora, sendo eliminados pela Académica,  fomos ao Marítimo passar férias, esquecendo-se os nossos jogadores de que os seus sócios mereciam que tudo fizessem para ganhar. Não o fizeram.
A taça de Portugal para o Benfica foi menos importante que a taça da liga. Escolhas dificilmente compreensíveis.
Os dragoneses falharam em alguns jogos, não tenho os jogadores do Benfica motivação para aproveitar esses momentos de falha. Como foi possível ???
Numa altura, nem eu sei como, estivemos com 5 ponto de avanço, o que acontecia a três jornadas de receber o clube assumidamente corrupto.
Fomos a Guimarães, clube que depois desse jogo perdeu com a Académica por 4-0 e com os lagartos por 5-0, e mais uma vez, como se já fossemos campeões, entrámos em ritmo de jogo treino acabando por perder o jogo. 
A seguir fomos à Académica onde empatámos, chegando ao jogo com o rival em igualdade pontual. Claro, sabedores como somos do que normalmente acontece, perdemos o jogo que representou 3 pontos mais 1. Ou seja, em três jornadas seguidas perdemos 8 pontos mais um. Coisa que só acontece aos melhores, dir-me-ão.
Os lagartos compraram 16 novos jogadores. Fizeram uma equipa de raiz salvando duas ou três excepções, casos de Polga, Carrico, Rui Patrício, Esmailov que nem sempre tem jogado, e o caceteiro João Pereira.
Tiveram, como sabemos, vários dos mais importantes, lesionados, caso por exemplo, de Fabian Rinaudo, que ainda hoje não joga.
Não houve Paciência para o Domingos, o qual foi às malvas, e veio o pseudo boxeur Sá Pinto.
Acontece que os lagartos estão em 4.º lugar é um facto, mas vão decerto, ou pelo menos estão na final, ganhar a Taça de Portugal. 
Nós, se ganharmos, ficamos todos contentes com a Taça da Liga. Gostos, apenas gostos.
Jorge Jesus teve no inicio da época todas as condições para escolher os jogadores que queria. Não sei se conseguiria comprar melhor. Penso que sim....
O que sei é que na época passad teimou em Roberto e adeus campeonato e nesta época tem o seu mais que tudo Emerson, que até Ramires jogador do Chelsea, nos gozou dizendo que exploraram o lado mais fraco do Benfica.
Capdevilla deve dar saltos no cadeirão tal o riso que deve ter por não jogar com mais regularidade.
Realisticamente não me parece que tenhamos alguma hipótese de ganhar o presente campeonato. Nem pensar. Temos sim que nos precaver e assegurar o 2.º lugar. Vamos a ver se os nossos jogadores o querem .


Temos de facto muitas queixas da arbitragem. Ainda ontem foi uma vergonha não se ter marcado o penalty sobre o Gaitán, sobre o Luisão, como mostram as fotos em epígrafe

Sinceramente penso que existe um outro a favor dos lagartos por empurrão pelas costas ao seu avançado. Garay vindo de lesão, como o Luisão, não teve pernas para ele.
Estes dois jogadores foram um autêntico buraco e um verdadeiro calafrio para todos nós. Javi Garcia, completamente esgotado ainda salvou o que aqueles não poderiam fazer. Só que para acudir à defesa, deixava o meio campo por onde Matias se divertia a jogar sem oposição. Claro que o Matic que fez um jogo soberbo em Londres ficou no banco.
João Pereira não acabava o jogo se o árbitro fosse mais honesto na questão disciplinar. Como é possível o jogador acabar o jogo após distribuir pancada por tudo quanto era adversário.

Os lagartos festejaram a vitória como se um clube pequeno se tratasse e tivessem ganho ao maior. Não deixam de ter razão. Talvez por isso colocaram a sua vontade, garra e determinação em campo, factores que não se viram na equipa no Benfica.
Andamos há várias jornadas a jogar mal. Mas o certo é que não se altera nada na nossa equipa. Coloca-se o Rodrigo, depois tira-se e entra o Nelson Oliveira, depois entra Djaló e por aí adiante. Ainda ontem alguém viu um remate do Óscar Cardozo à baliza dos lagartos? 
Não só como é evidente por culpa dele. Eu culpo toda a estrutura da equipa. Fizemos o 1.º remate já passava dos 36 minutos de jogo, por Javi Garcia. Elucidativo
Não existe uma equipa base, que ganhe consistências, fio de jogo, alternâncias de ocupação de posições, etc etc etc.

Aimar faz-se expulsar em Olhão, antes de dois jogos super importantes. Contra o Braga que por mero acaso até ganhámos e contra os lagartos que perdemos.
Aimar não é nenhum jogador inexperiente. Só é expulso porque no Benfica não lhe vão aos bolsos e lhe  mostram que com os adeptos e simpatizantes que pagas as suas cotas e bilhetes, merecem o seu respeito, labor e entrega.
E assim vamos acabar o campeonato, completamente de rastos, mas sempre defendendo os jogadores e culpando as arbitragens - que têm uma quota parte de culpa - como se os nossos jogadores fossem os Reis da Sibéria e nada nem ninguém os pudesse criticar.

Ainda ontem se não fosse o desacerto do avançado holandês dos lagartos e o bom posicionamento do nosso guarda redes - Artur Morais, e tínhamos saído debaixo da humilhação de carregar no bornal 5 ou 6 golos que foram falhados quase de baliza aberta. Até a trave foi nossa amiga.
Mas não se passa nada. A culpa é dos árbitros e ponto final.

Saviola passou de jogador imprescindível para jogador da "sombra".
Não joga, apenas servindo para fazer número no treino com os seus colegas.
O que se passa ou passou? Deixou de saber jogar futebol? Não cabe na equipa? Então, pergunto, porque lhe renovaram o contrato?
Estarão à espera que algum clube argentino venha pagar uma pipa de massa por ele? Deixem-se de ilusões.

Finalmente dizer que aquilo que interessa é dar tiros nos pés. Ou seja, apoiar tudo e todos aqueles que vão para lugares de comando e orientação, tais como aquele em que está um tipo que até era administrador da sad do clube assumidamente corrupto, e vir para a praça pública, gritar a plenos pulmões esse apoio.
Outros  até dizem que não apoiam, bem como,  não querem saber disso para nada, quando sabemos que têm tudo controlado e até se riem das vozes públicas.
Óh santa ignorância livrai-nos dos  fracos e "crentes".

Muita coisa gostaria ainda de dizer. Mas hoje fico-me por aqui não deixando de enviar a um grande amigo e enorme benfiquista - Marciano - o meu aplauso pela sua coerência a quem chamam porventura pessimismo, mas uma verdade é que há muito tempo que (nos ..) alerta para o fracasso da nossa equipa nesta época.

Pronto. Já comprei o fato à prova de bala.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...