quinta-feira, 8 de março de 2012

BENFICA - Cada um de nós "deve 2 mil euros"???



Cada um de Nós “deve 2 mil euros”? 


Recebi do meu Primogénito um “copy/paste” de um texto publicado num dos blogues mais lidos da Gloriosasfera, em que o Autor afirma que cada um dos “Sócios pagantes” do Benfica “deve 2 mil euros”, como forma de tentar contrariar a excelência dos resultados de gestão da Nossa SAD e, assim, atacar o Presidente.

Apesar de se tratar de, apenas, mais uma grosseira mentira escrita com aquele propósito, acontece que, neste caso específico, me sinto no dever de, aqui n’OBELOVOAR, desmontar tal bacorada e desmascarar a incompetência da demagogia utilizada.

Porquê?

Por duas razões bem simples, a saber, (i) porque aquele Autor, enviesadamente, tenta contrariar o que aqui tenho escrito e, (ii) depois, porque a competência do Autor de tal barbaridade foi credibilizada por um elogio, enquanto Economista, feito por um Enorme Benfiquista que todos bem conhecemos – o Viriato de Viseu. 

Vamos, então, ao assunto … 

O simplório raciocínio feito pelo Autor de tal afirmação é de uma clareza meridiana: como a Benfica SAD tem um Passivo de cerca de 400 milhões de euros e o Glorioso tem, reconhecidamente, mais de 200 mil Sócios pagantes … basta fazer a conta (de dividir) e concluir que … descobriu a pólvora!

Muita atenção, Companheiros, que não foi um iletrado a retirar tal “conclusão”: segundo o Meo General, trata-se de uma sumidade da Ciência Económica!

Caramba, Companheiros, onde já chegou a mais vil demagogia e onde já se desceu, mentirosamente, para tentar diabolizar o Companheiro Vieira. 

Ora vamos lá a perceber que:

1) Confundir Passivo com “dívidas”, se já não constitui um erro admissível a qualquer “blogger”, no caso de um Economista constitui prova absoluta da intencionalidade de mentir;

1.1) Porque nem todo o Passivo da Nossa SAD pode ser classificado como “Exigível”;

1.2) Porque até um empréstimo bancário, ou um crédito de um Fornecedor, só podem ser considerados como “dívida” caso esteja ultrapassada a sua data de vencimento;

1.3) Porque o Nosso Clube não detém integralmente o Capital Social da Benfica SAD, pelo que nunca poderia ser responsabilizado pela totalidade de eventuais “dívidas”;

1.4) Porque, em Direito, os Acionistas são detentores de direitos e deveres muito claros e deles não consta “pagar o Passivo” de uma SAD da qual são titulares;

1.5) Porque, felizmente, Nós somos bem mais do que 200 mil Sócios pagantes. 

Em síntese, é falso que a Benfica SAD esteja “em dívida” pelo valor do seu Passivo contabilístico, é falso que o Clube do qual somos, Orgulhosamente (Vaidosamente, no meu caso), Sócios, possa ser chamado a pagar qualquer dívida real da Nossa SAD, é falso que Nós, os Sócios, possamos ser confundidos com qualquer dívida (nem do Clube, quanto mais da SAD), tal como são erradas as contas de (mau) merceeiro supostas por aquele Autor.

Eu, como Economista, considero inqualificável que um meu Colega se permita usar de tal demagogia e seja capaz de mentir com tanto descaramento, ainda mais quando, por alegada competência técnica, o que lhe cumpria fazer seria sublinhar a excelência dos resultados económicos da Nossa SAD! 

Infelizmente, ainda me sinto obrigado a dizer mais …

Ainda que fosse verdade que cada Sócio do Glorioso “devesse” alguma coisa “por conta do Passivo” da SAD, qualquer um que o afirmasse teria, concomitantemente, de referir que, então, ele também teria (e tem) uma quota parte dos Activos correspondentes: uma parte do parque desportivo, dos créditos sobre os (grandes) clubes a quem vendemos Atletas, uma parte de todos os “passes” do Nosso Plantel, uma parte dos direitos de exploração da Marca Benfica, enfim … uma parte sobre todo o Património da Benfica SAD.

Omitir esse facto (esse sim, um facto), corresponde a uma confissão! 

Já não estão em causa só os “Velhos do Restelo”, sumamente ignorantes e reacionários, a torpedearem o Nosso crescimento com a mais descarada demagogia.

A falaciosa afirmação sobre qual vos escrevo, já revela uma outra forma de (não) viver a Democracia no Nosso Clube, uma outra forma de (não) exercer o direito a crítica: aos “Velhos do Restelo”, vieram, agora, juntar-se os “Dantas”, mais letrados, mais mentirosos e ainda mais demagogos. 

Hoje, vai para esses o meu … 

Viva o Benfica, Viva … pim!  

P.S.: não tenho muito tempo disponível e nenhum desejo em participar em “debates” inférteis, mas, desde que o Enorme Aguia Livre o deseje, estou ao inteiro dispor d’OBELOVOAR para responder aos que, com seriedade e rigor, entendam criticar o que eu apelido de excelente gestão da Benfica SAD. 

Viva o Benfica! 

OBELOVOAR 48.docx
31K   Visualizar      
*******************************
Escrito por: José Albuquerque ... "O Navegador"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...