sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Contas? Ainda não é tempo de falar delas!

Vozes amigas dizem-me que saíram há uns dias algumas noticias sobre as “Contas” do último exercício económico da Benfica SAD (terminado em 30 de Junho passado), reportando mais um resultado negativo, ainda que bem menor do que aqueles que verificámos nos anos anteriores.

Estando longe e sem tempo para acompanhar a mérdia desportiva, não sei se está a repetir-se o “bruá” de anos anteriores, voltando a apontar o Glorioso á falência tantas vezes anunciada e sucessivamente adiada, mas, pelo sim pelo não, assumi a obrigação de escrevinhar, desde já, o que me for possível, de modo a que os leitores d’ OBELOVOAR estejam bem informados sobre este assunto.

De facto e antes de mais, há que referir que ainda não foi publicado o “Relatório & Contas”, pelo que é impossível fazer-vos uma análise detalhada dos resultados agora anunciados. O que acontece é que a Administração produziu (para a CMVM) um comunicado sintético onde anuncia os grandes números que constituem uma visão geral deste último exercício, ou seja: por ora e sem querer entrar em especulação, não há muito a comentar.

Então, o que é que ficamos a saber com esta informação da nossa SAD?
Não muitas coisas, mas algumas e, essas, muito importantes!

Que quer o Activo (382,1 ME), quer o Passivo (379,6), cresceram muito ligeiramente, tendo o Passivo exigível (aquilo que “teremos de pagar” ficado quase constante.
Que os Proveitos Operacionais (os nossos “ganhos” e sem contar com as vendas de Atletas) continuaram a aumentar (de 66,4 para 82,9ME), mesmo para além (12,7%) do que resultaria “automaticamente” pela integração da antiga Benfica Estádio. Ou seja, apesar de tudo e contra tudo (saída precoce da Champions e queda das receitas de bilheteira), a nossa capacidade para “criar valor” continua a crescer.
Que os Resultados Operacionais, já considerando as operações com passes de Atletas (as vendas do Ramires e do Luiz), foram positivos (7,3ME), invertendo a ocorrência de resultados negativos nos exercícios precedentes.
Finalmente, ficamos a saber que a remuneração paga pelos capitais que temos emprestados (juros), continuou a crescer e atingiu um valor próximo dos 15ME, transformando aquele Resultado Operacional positivo num Prejuízo Liquido final de 7,7ME !!!

Se recordarem o que eu tinha admitido, há cerca de 6 meses, como possível de atingir neste exercício findo (eu falava de “exercício equilibrado”, ou mesmo “positivo, caso atingíssemos a final da Liga Europa”), verificamos que me enganei na previsão: não foi por muito, mas enganei-me!
O que terá acontecido que possa explicar essa minha surpresa?
Não e fácil ter a certeza, sem ter o “R&C” final para verificar.
Ainda assim e especulando um pouco, posso arriscar as razões mais prováveis: acima de tudo, agravaram-se além do que eu previra as condições de financiamento do nosso Passivo exigível (eu admitia custos financeiros anuais totais da ordem dos 12ME) e, pelo outro lado, devem ter ficado aquém do que eu estimava duas das linhas de receita mais importantes (a bilheteira e o “market pool” da Champions).

Quem tem lido com regularidade o que venho escrevendo a propósito das nossas “Contas”, sabe bem que os resultados económicos da nossa SAD estão “feridos” de uma realidade incontornável – o contrato com o olibeiredo, que ainda continuará (por mais um ano) a amputar os nossos proveitos de umas (3) dezenas de milhões que, a entrarem nos nossos cofres, alterariam radicalmente estes ainda sistemáticos prejuízos líquidos.

Concluindo, creio que podemos felicitar-nos por mais um exercício económico (cada um que conseguimos ultrapassar é um a menos que nos falta até ao “grito do Ipiranga”) em que as envolventes negativas nos não impediram de executar a estratégia votada pelos Accionistas, de aumentar o valor que acrescentamos ao nosso Plantel e, finalmente, de aumentarmos as hipóteses de melhorar os resultados desportivos, consolidando a Marca Benfica.

Viva o Benfica!

PS: Prometo aos leitores d'OBELOVOAR que, quando for publicado o "R&C" final, publicarei um novo texto com uma analise detalhada dos resultados e, mais ainda, um outro texto em que farei a comparação entre as "Contas" das 3 SAD cotadas na BVL.
Por agora continuo sem muito tempo disponivel, mas, ainda assim, tentarei passar no blogue para esclarecer quaisquer duvidas que apareçam nos comentários da malta.
.
Escrito por : PEDRO ÁLVARES CABRAL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...