quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Contas 2009/2010

Benfica SAD, “Contas” 2009/10

A Benfica SAD acaba de divulgar o seu Relatório e Contas (R&C) relativo ao período 2009/10 (de Julho a Junho) e eu proponho-me ajudar quem a fazer uma correcta leitura (ainda que sintética) desta importante informação, antecipando-me ao que os anti dela tentarão concluir.

Em resumo, este exercício fica marcado pela reestruturação do Grupo (com a consolidação das “contas” da Benfica Estádio na SAD), pelas consequências da boa época desportiva (mesmo sem “Champions”), pelo continuado investimento no plantel (mais de 37 milhões), pela “primeira parte” (os 25M) da venda do Di, pelo impacto do Benfica Stars Fund e pelo agravamento dos custos financeiros (juros bancários, sobretudo), em resultado da crise financeira mundial. Somando tudo, os saldos negativos entre os proveitos e os custos foram: 6,1M de “Resultados Operacionais”, 5,2M de “Resultados com passes de Atletas” e quase 8M de “Resultados Financeiros”, para um total “arredondado de 19M de prejuízo.
Considerando que, na época anterior, o prejuízo final tinha sido de quase 35M, vejamos onde é que melhoramos e onde é que se agravaram os resultados:

(Quanto aos Resultados Operacionais)

. Melhoramos os Proveitos Operacionais (sem considerar os passes de Atletas) +41,6% (para 66,3M), sobretudo com os aumentos de “Publicidade e Patrocínios” (+24,7% para 14,4M), “Bilheteira” (+107% para 12,4M) e “Prémios de competições” (+297% para 3,4M).
. Agravaram-se todos os “Custos Operacionais” (“Serviços”, “Pessoal”, “Amortizações” e “Outros”) em quase 21% (para 72,5M), ainda que os custos salariais só tenham crescido 3% (para 38,3M).

Nota 1: nesta parte dos proveitos há que sublinhar que contabilizamos um total de 8,4M de “Transmissões de TV”, ou seja, caso o olibeiredo nos pagasse o que seria justo (35M, por exemplo) os Res. Op. passariam dos 6,1M negativos actuais para mais de 20M POSITIVOS!!!

(Quanto aos Resultados com passes de Atletas)

. Os Proveitos das vendas do Di (primeira parte) e do Ed Carlos (só o Vieira para conseguir fazer uma mais valia com este …) de 19,3M quase equilibraram as “Amortizações” (custo anual “contabilístico”) que cresceram +10% para 24,5M, como resultado do forte investimento realizado (mais de 37M com Javi, Menezes, JC, Weldon, Peixoto, Airton, Kardec, Eder, Alipio, Rodrigo, Faria + renovações + “miúdos” como Diego, Ivanir, M. Rosa, Andrei, Douglas e Ruben Pinto).

Nota 2: reparem que ficaram para reportar no próximo exercício, quer “o resto” da venda do Di (5M já garantidos + 6M + a “visita do RM), quer a venda (em duas partes) do Ramires, com as quais este “prejuízo com passes” passaria a ser um resultado bastante positivo.

(Quanto aos Resultados Financeiros)

. Agravou-se (em 67%, para 8M) o “saldo” entre custos e proveitos financeiros, no que me parece ser a melhor prova de competência da Administração, considerando o tremendo agravamento das condições do mercado.
Ainda assim, é bom que os Benfiquistas tenham consciência dos custos inerentes ao continuo investimento no plantel, quer pelos reforços, quer pela recusa em algumas vendas: os “juros” (herança + investimentos estruturais + investimento na Equipa) “custam-nos” o que seria o preço (a pronto) de um bom Atleta, ou os salários anuais de duas “estrelas” internacionais.

Não me parece fundamental fazer uma analise ao Balanço Consolidado (381M de Activo, contando 86,5M de “passes” de Atletas e um Passivo total de 374M) que reflecte, sobretudo, o “impacto Catedral” e do qual ressalta que ou conseguimos tornar positivos os nossos resultados anuais (o que esta garantido para a época 2010/11), ou teremos de reforçar o Capital, ate que nos livremos do olibeiredo.

Claro que, se não caíssem as receitas de bilheteira (não é o que parece) e se fossemos 300 mil … outra águia voaria!

Viva o Benfica!
.

Escrito e enviado algures de águas ao largo de Timor, por:

José Albuquerque

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...