terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Lâmpada... com menos LUZ

Amigos benfiquistas

Escrever aquilo que nos vai na alma deverá ser sempre o elo de transmissão entre o sentir e a estabilidade emocional.
A emoção é um estado de espírito que pode ser em alguns momentos “traidor” dos próprios sentimentos.
Não querendo que isso aconteça com o meu eu, não posso, no entanto, de deixar de explanar algumas ideias das muitas que o meu pensamento encerra. Não o fazer é consumir-me na essência do meu bem estar.
Na época passada Jorge Jesus entrou no Benfica com um discurso de luta, garra e vontade de ganhar. Disse e cumpriu que com ele o Benfica ia correr o dobro.
Os benfiquistas estavam sempre ávidos da chegada do próximo jogo e na sua mente apenas uma dúvida: Por quantos íamos ganhar.
Essa performance foi destruidora para quem queria e dizia à boca cheia que ia ganhar o Penta.
Derivado à grande capacidade ganhadora do rolo compressor em que se tornou o Benfica, entrou o Porto em nervosismo, tirando-lhe capacidade, o que fez com que até ficasse atrás do Braga, que era, na opinião de alguém da sua direcção, o adversário a temer.
Acontece que o castigo ao Hulk que era de alguns meses foi ratificado para 3 jogos. Estão a imaginar a força que isso deu ao Porto?
Jorge Jesus com alguma declarações, como por exemplo: A jogar assim será muito difícil alguém nos ganhar, apenas serviu para atiçar os Portistas ao ponto de se ver a garra com que eles jogam, embora tenhamos muitas queixas da arbitragem que nos tem prejudicado enquanto que, a eles, os tem ajudado. Importante, mas não explica tudo.
Outro facto esteve na origem de jogadores como Saviola e outros, terem feito uma época fantástica enquanto que nesta estão muitos "furos" abaixo do que fizeram.
Chama-se CAMPEONATO DO MUNDO
Os jogadores queriam ir ao referido campeonato e daí darem em campo, o que tinham até à exaustão. Esse esforço está nos efeitos que agora se notam. Jogadores cansados, sem aquela magia a que nos habituaram na época passada.
Outros factores não menos importantes são os convites dos "tubarões" a jogadores como por exemplo, David Luiz. Nota-se perfeitamente que o David não joga com o mesmo fulgor com que nos habituou. O receio de se magoar está bem patente na forma que entra aos lances.
As declarações do Luisão, sobre o falado convite do Atlético de Madrid, indicaram desde logo que esta época ia ser para ele e, infelizmente, para todos nós, bem diferente. Deviam tê-lo deixado sair olhando à sua idade (29 anos) e era talvez a oportunidade do contrato da sua vida. Não foi, e o seu rendimento, é aquele que se está a ver.
Jorge Jesus, no forma de estar no bando e nas decisões que toma para os jogos, está a anos Luz da imagem vencedora que nos mostrava. Apático, sem se mexer, deixando o tempo correr, sem aqueles “laivos” eufóricos que tanta força transmitia para os jogadores.
A troca de jogadores e de posições em jogos mais complicados, apenas tem dado... Derrota. O que mudou, pergunta-se!!!!
Fábio Coentrão ainda é aquele que melhor tem respondido às responsabilidades. Só que, na conjuntura actual, não sabe se é defesa esquerdo ou estremo. Vai cansar-se depressa, podem crer.
Um amigo escreveu-me dizendo-me: AL, o Porto perde na Luz, em Braga e no Sporting, e com maus um empate aqui ou ali, e lá seremos nós novamente campeões. Isto é que é uma fé não acham?
O convite que dizem ter sido feito, por um tal presidente corrupto, a Jorge Jesus num aliciamento que deveria ser de dar a volta à cabeça, se calhar será também um dos motivos do seu "apagamento" eufórico desta época.
Há coisas que mexem com a cabeça de todos, e essa será porventura uma das que não sai do pensamento de Jorge Jesus.
Os sorrisos conhecidos que existiram entre Jorge Jesus e o corrupto podem ser um indicador do que estou a dizer.
Perguntarão: Mas não podem ser amigos? Podem. Mas enquanto treinador do Benfica, há sorrisos que se podem tornar traidores como punhais. Oxalá estes não sejam e apenas seja uma maldade da minha capacidade de julgamento.
Confio na honradez das pessoas enquanto... confio.

Que a Luz nos acompanhe sempre, embora por vezes tenhamos que substituir as lâmpadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...