quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ARBITROS e ARBITRAGENS

PORQUE PREFIRO NÃO FALAR DOS ARBITROS?

Tinha eu 17 anitos, jovem inconsciente, decidi tirar o curso de árbitro de futebol.
Se bem o pensei, melhor o fiz.
Em Dezembro de 1989, acabei o curso, em Janeiro de 1990, logo no Incio de janeiro, tive o meu primeiro jogo, um União de Coimbra - Ança, em reservas, sendo então fiscal de linha do árbitro Silva Mateus, conhecido por anos antes, tb ele fiscal de linha da 1ª. divisão ter mandado expulsar o Bento, num jogo contra o Sporting. Apanhei o Silva Mateus já na fase terminal da sua carreira, a arrastar-se pela Distrital, acabei a época com ele, pouco aprendi mas fiz o estágio com distinção.
Tanta distinção que na época seguinte fui convidado para ser fiscal de linha da 3ª. Divisão Nacional, um orgulho para um árbitro com18 anos, enquanto ia apitando jogos da 2ª. Divisão Distrital. As equipas eram fixas, sempre os mesmos, tive uma época inteira com aqueles dois colegas.
Na época a seguir fui convidado por um arbitro para formar equipa na Divisão de Honra da Distrital de Coimbra, o Chefe, eu, já árbitro da 1ª. Disão Ditrital e o outro Colega arbitro da 2ª. Divisão Distrital. Nessa Época conseguimos subir à 3ª. Divisão, onde permaneci com aquela equipa até desistir. Entretanto subi como árbitro à divisão de Honra da Distrital de Coimbra. Pelo caminho, fiz alguns jogos com o Carlos Pinto, na 2ª. divisão Nacional.
De salientar que da equipa, eu abandonei a arbitragem por motivos profissionais, o chefe de equipa na altura neste momento apita a segunda divisão B e o outro fiscal de linha, é Arbitro Auxiliar de Elite da Super Liga - Celso Pereira.
Conheci em quase 7 anos, muitos arbitros, fiz centenas de jogos, milhares de Kilometros, fui aos Açores e à Madeira, várias vezes, sai muitas vezes escoltado pela GNR, mas só guardo Boas memórias.
Naquele tempo percebi que Coimbra nunca poderia ter árbitros na 1ª. Divisão Nacional, ou então raros seriam, isto porque tinhamuito pouco poder no Futebol, a Associação F. Coimbra era muito fraca.
Esta conversa toda para vos dizer, com conhecimento de causa que SIM, que os árbitros são pressionados e sabem porque? Porque são seres humanos. Têm subconsciente, e esse à vezes fala mais alto.
Por exemplo, sem falar em Clubes, numa semana fui a uma vila no Norte, fui muito, mas muito bem tratado, sem ter nada a ver com bens materiais, mas sim com afecto, com educação. Na outra semana fui a um outro campo, perto, fui mal tratado, trataram-me como um cão. Passados dois meses essas equipa defrontaram-se, eu fui lá. Mesmo tentanto ser o mais honesto possivel, numa situação de duvida, quem acham que eu beneficiaria????
Pois, exactamente, essa mesmo e porque? porque nós somos humanos, temos subconsciente.
Por isso tenho sempre medo, muito medo de falar mal do arbitros, por muitas razões.
Sei que eles TÊM SUBCONSCIENTE....... mais cedo ou mais tarde lixam-nos.
Esta pressão é impossivel de controlar e de acabar com ela.


CARREGA BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...