sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Quando a tristeza me invade ...



Ontem, estive com um grupo de arrumadores, num jantar de Natal, acompanhados por uma figura ímpar do futsal. Pois é, o ENORME benfiquista André Lima, treinador dos gloriosos do Futsal do Benfica, foi nosso companheiro, no repasto de um Javali cozinhado de forma superior no Restaurante " O RUACANÁ", sito na Mealhada - Loures, onde não existem clientes, mas sim amigos.

Fernando, o gerente, a tratar assim "os amigos", nunca vai chegar a rico, lol.

Ambiente fantástico, num restaurante amigo, agradável, acolhedor, ou não fosse o grande Fernando, um benfiquista do mais fino quilate. Sportinguistas, portistas e outros, são tratados como se benfiquistas fossem. Um cantinho que se recomenda a quem tem bom gosto e gosta de ambientes sossegados e "familiares". (Isto não é publicidade, é sim, uma constatação de um facto)

Tínhamos na nossa frente - como não podia deixar de ser - um televisor com a MEO, onde jogava o Benfica.

Tínhamos a esperança, embora ténue, porque não somos megalómanos, de que, senão a passagem, pelo menos o Benfica ganhava o jogo. Não ganhou.

O certo é que começamos o jantar a beber uns canecos de um tinto especial - Que o "maroto do amigo Fernando " nos presenteou. Divinal.

O Benfica jogava e até bem, teve duas bolas nos ferros, o que nos deu ainda mais esperança e vai daí acontecer mais um copo vazio. Bebíamos na esperança.

Acontece o golo do Metalist e deixamos de beber o vinho, o néctar da alegria, e passámos a beber uma aguardente e uma ginjinha, para "afogar" a tristeza.

Falava-se futebol, ainda que, já um pouco enviezado, tal e qual o resultado do jogo.

O tempo foi passando e a tristeza aumentando e as garrafas esvaziando. Foi nesse prisma e ambiente que ouvimos - penso eu - Quique Flores falar.

Ia-lhe na alma uma certa revolta contra o comportamento, na sua opinião, pouco profissional, de alguns jogadores do Glorioso, após o golo adversário. Ora é uma verdade. Penso eu - hoje, porque ontem, já não tinha condições, tal era a minha "tristeza" - de que algo não vai bem no Benfica. Saímos da Taça Uefa, da forma que sabemos, nem a vou discutir, saímos da Taça de Portugal, algo ingloriamente como se sabe, mas a verdade é que vamos em 1º lugar no campeonato.

Lembro aqui uma passagem de um texto inserto num livro da minha 3ª classe, já lá vão uns anitos.

Os castelhanos levaram o pai de um jovem "comandante" das tropas portuguesas, junto de um castelo que queriam. Era sua intenção que o pai dissesse ao filho, guardião do Castelo, que esse o entregasse ( o castelo) :

Corajoso o diálogo do pai, em baixo, para o filho que estava no cimo do Castelo:

O Pai: Sabes tu, Gonçalo Nuno, de quem é este Castelo?

O filho: Sei sim meu pai. É de El` Rei D. Fernando, a quem tu, juraste defender até à morte.

O pai: Então se sabes, maldito sejas tu Gonçalo Nuno, se o inimigo entrar nesse castelo, sem ser por cima do teu cadáver.

Dito isto, morreu varado pelas lanças castelhanas.

Mas ficou o Castelo e a HONRA de um homem. Apetece dizer:

Malditos sejais jogadores do Glorioso, se o inimigo ganhar o campeonato, sem ser por cima do vosso esforço, respeito pela Instituição, suor e lágrimas

É isto que se me oferece dizer depois de ontem assistir - enquanto a "tristeza" me deixou ver -, os jogadores do Benfica jogar, depois de sofrer o golo que não era mais que uma lança espetada no "corpo" de quem queria a vitória ( Os adeptos) mas que, como disse Quique Flores, parece que, não era de todos os jogadores do Benfica. Ganhar o jogo era o mínimo que se exigia a quem defendia o Castelo, ou seja, o prestigio e o bom nome do Glorioso.

Também é verdade que estamos numa fase de construção de uma equipa. Mas, penso que "a obra" não está "embargada", pelo que, se houver esforço, dedicação, amor e respeito por aqueles que sofrem a causa benfiquista, será mais fácil terem a acompanhar-vos, no Estádio da Luz, não 11.100 espectadores, como ontem, mas sim 50 ou 60 mil, como em outras (recentes) vezes.

Quero continuar a acreditar que o campeonato vai ser nosso. Vós tendes a palavra que pode "acreditar" a minha fé e confiança em vós.

Não me desiludam, porque a minha "tristeza" de hoje, espero que passe depressa e volte amanhã a ser a "alegria" que tinha ontem, antes de... (malditos copos, lol)

Força Benfica, Rumo ao Titulo Nacional

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...