sexta-feira, 20 de junho de 2008

Para Mémoria Futura

Sou português, de Portugal.
Gosto de futebol, como todos os que lêem este Blog.
Aliás, gosto muito, mas muito de Futebol.
Assumo, ás vezes, quase sempre, sou faccioso, só vejo o meu Benfica, mas serei só eu ????

Vou tentar não o ser nestas linhas.

Cresci a sentir o meu Benfica campeão e a sentir o meu Portugal uma desilusão.

Campeonatos do Mundo

O 1º., Campeonato do mundo que me lembro, foi o de 78, não fomos, num grupo de 4, ficamos em 2º., atrás da Polónia.
O 2º., Foi o de 82, nos grupos de acesso um vergonha, em 5 equipas ficamos em 4º., atrás da Escócia, Irlanda do Norte e Suécia.
O 3º., de 86, fomos lá, ficamos nos grupos à frente da Checoslováquia, Suécia e Malta, depois lá no México, foi a vergonha, os casos e problemas que sabemos.
O 4º., de 90, outra vez na TV, grupo de acesso fácil, mesmo assim em 5 equipas, o 3º. Lugar foi nosso
O 5º., de 94 foi a Itália e Suíça, do nosso grupo e nós, outra vez a ver pela TV
O 6º., de 98, outra vez a ver navios
O 7º., de 2002, depois de uma boa fase de apuramento, lá fomos, para o oriente, mais casos e escândalos, nunca explicados.
O 8º., de 2006, com estes Jogadores e Outros ficamos em 4º.

Campeonatos da Europa

O 1º., que me lembro, 1980, não fomos, num grupo com Áustria, Escócia, Noruega e Bélgica, conseguimos não ser apurados.
O 2º., em 1984, brilhante fase de grupos, óptima fase final.
O 3º., em 1988, a ver em casa, sem Portugal lá.
O 4º. em 1992, novamente a vê-los jogar, sem ir lá.
O 5., em 1996, Boa fase de grupos, Bom C. Europa
O 6º., 2000, Afastados nas meias, com a França.
O 7º. 2004, fomos à final
O 8º. 2008, fomos aos ¼ de final.

Resumindo:

Mesmo com grandes jogadores, que sempre tivemos, ninguém pode negar que os anos de ouro do futebol português, foram estes últimos, dele fazem parte, entre outros, quer queiramos ou não, o Figo, o Rui Costa, o João Pinto, o Fernando Couto, o Jorge Costa, o Nuno Gomes ( 3 campeonatos da Europa seguidos ), o Ricardo, o Scolari, o Ronaldo, etc, etc, etc.

Não nos podemos esquecer, que antes, eram 20/21 Países que lutavam pelo Europeu, agora são, nada mais que 50, sim meus senhores e senhoras, 50 Países que iniciaram esta caminhada, nos chegamos aos últimos 8, não é mau, é Bom.

A eles, o meu muito obrigado por me terem dado estas alegrias, por terem levado este “pequeno” Portugal, tão longe, por terem posto este meu povo a saber o Hino, por ver rostos a sorrir a olhar para uma televisão, por ver tantos portugueses juntos nessas praças, unidos por uma causa, por ter feito, com que no sofá, onde só eu estava a ver a bola, agora também estivesse a minha mulher e a minha filha, a torçer, por eles, por nós.

No fundo, senti a seleção de Portugal como sinto o meu Benfica, vi todos os Portugueses, como vejo os Benfiquistas, unidos, com fé, a lutar por uma causa. Mais Importante, a minha filha esta a crescer, e que linda ela esta, a sentir que para além de ser de um Grande Clube, pode dizer que a nivel futebolistico, e só nesse, também é de um grande, mas grande Portugal.

Não posso ser hipocrita, uma palavra ao Scolari, errou??? claro, muito, mas esses erros, podem e devem ser cobertos, pelo outro lado, e esse outro lado foi enorme.

Obrigado a todos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários menos respeitosos para com este blogue benfiquista e/ou para com outros comentadores, serão eliminados, sem prévio aviso. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...